Blog & Artigos

Posso receber o benefício do INSS na conta-corrente?

Na hora de receber sua aposentadoria, pensão ou qualquer benefício do INSS, tenho certeza que você não quer enfrentar longas e demoradas filas. Por isso, é possível receber o benefício do INSS na conta-corrente. Veja agora!

Ao optar por receber o benefício do INSS na conta corrente, você pode utilizar seu cartão para compras no débito, além de pagar contas pelo aplicativo ou no caixa eletrônico.

Mas entendo que talvez você não tenha costume ou habilidade para fazer essas operações pela internet. Porém, é possível pedir ajuda de familiares.

Assim, você evita as filas (ainda mais em tempos de pandemia) e não corre o risco de ser roubado com todo o seu benefício.

Então, para facilitar a sua vida, desde abril de 2020, já é possível receber o benefício pela conta corrente, para todos aqueles que têm o cartão magnético do INSS.

Veja agora o tutorial completo para saber como solicitar a transferência do pagamento do INSS para depósito em conta-corrente.

Como receber o benefício INSS pela conta corrente?

Para receber o benefício do INSS na conta-corrente, é bastante simples, basta solicitar a alteração pelo Meu INSS, no site ou aplicativo. Vou explicar agora como fazer.

De início, você deve saber que é obrigatório que a conta-corrente esteja no mesmo nome do titular do benefício, ou seja, no seu nome e CPF.

Veja o passo a passo para solicitar o pagamento do benefício do INSS na sua conta-corrente:

  • Entre no site Meu INSS ou no aplicativo para celulares Android ou iOS
  • Faça seu acesso na plataforma com o seu usuário e senha do gov.br, clicando em Entrar com gov.br
    • Se você ainda não tiver cadastro, clique em Entrar com gov.br, depois em Crie sua conta
    • Após o acesso, você deve solicitar uma alteração no seu cadastro para o INSS, pois é o INSS que vai fazer o depósito na conta-corrente
  • Agora, na tela inicial pesquise e selecione a opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”
    • Caso não encontre a opção de busca na tela inicial, selecione a opção Agendamentos/Solicitações, depois clique em Novo Requerimento e faça a busca acima
  • Por fim, digite as informações sobre a conta bancária e finalize o pedido clicando em Avançar ou Próximo

Após finalizar a solicitação, o INSS vai analisar o seu pedido.

Se estiver tudo certo, você vai receber a sua aposentadoria, pensão, auxílio e outros benefícios pela sua conta-corrente.

Porém, se tiver algum erro, você receberá um retorno do INSS por e-mail e no próprio Meu INSS.

Importante! Mesmo que o pedido de alteração seja aceito, é possível que o próximo benefício ainda seja pago no cartão magnético.

Então, na data de pagamento de acordo com o calendário do INSS, fique atento para verificar em qual local caiu o benefício.

Agora, no segundo pagamento após a alteração, o benefício deve ser pago na sua conta-corrente.

Quais as vantagens de receber o benefício do INSS pela conta corrente?

O INSS liberou essa opção de receber o benefício na conta-corrente como uma alternativa para evitar aglomerações nas unidades lotéricas, bancos e demais instituições.

Então, os pagamentos em contas bancárias têm esse propósito de saúde pública, mas também tem outros benefícios, como facilidade de movimentar o dinheiro. Veja:

  • Você pode movimentar a qualquer hora o dinheiro disponível na conta-corrente, inclusive de forma online, ou seja, quando você quiser;
  • É possível ter mais segurança, pois você não precisa andar com dinheiro, apenas com o cartão da conta;
  • Você pode fazer uma gestão do seu dinheiro, pois tudo vai aparecer no extrato da sua conta.

Por fim, mesmo que em sua cidade não tenha mais medidas de restrição, você pode continuar recebendo seu benefício do INSS pela conta-corrente.

Como voltar o pagamento do benefício do INSS para o cartão magnético?

Caso você tenha problemas com a conta-corrente ou apenas queira voltar o pagamento do benefício para o cartão magnético, também é possível.

Nesse caso, você deve seguir o mesmo passo a passo que mostrei acima.

Ou seja, acessar o Meu INSS e pesquisar pela opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”.

Depois, deve seguir os passos informados no sistema e preencher as informações corretas.

O INSS vai analisar novamente e, assim, dar uma resposta ao seu pedido. Se aprovado, é necessário aguardar o recebimento do novo cartão magnético.

Gostou dessas informações? Compartilhe!

Os comentários estão fechados.